18 June 2006

Um cordeiro com pele de lobo * A lamb in wolf's clothing

O VW Karmann-Ghia não é um automóvel desportivo. As linhas fluidas e o design aerodinâmico, juntamente com o facto de se tratar de um coupé 2+2, escondem a mecânica simples dos motores refrigrerados a ar do... carocha! Este modelo da VW nasceu a partir de um concept car desenhado em 1952 pelo americano Virgil Exner e construído pela Carozzeria Ghia para a Chrysler, que viria a ser adaptado pela Karmann para a VW.
O Karmann-Ghia coupé (conhecido como Type 14) foi produzido sem grandes alterações estéticas entre 1955 e 1974 (340 000 unidades montadas na Alemanha), e em 1957 iniciou-se a comercialização do Type 14 cabrio (81 000 unidades alemãs). Entre 1961 e 1969 a VW tentou "modernizar" o conceito do Karmann-Ghia, lançando - em paralelo com o Type 14 - o Type 34, um modelo com linhas mais quadradas e angulosas, que não teve grande sucesso de vendas (foram produzidos menos de 43 000). No Brasil, para além de uma produção considerável de coupés e cabrios Type 14, surgiu também em 1970 (e até 1975) a versão "fastback" Type TC (touring coupé), com linhas baseadas no design do Porsche 911. Deste modelo foram produzidas pouco mais de 18 000 unidades.
Os dois principais atractivos que fazem deste clássico um modelo tremendamente popular são precisamente a conjugação de um design único que não deixa ninguém indiferente com uma mecânica de fácil - e barata - manutenção, graças às semelhanças com o primo utilitário VW carocha. Se por um lado, não é muito fácil encontrar no mercado português algumas peças exclusivas do Karmann-Ghia (apesar de existirem bastantes clubes e dealers especializados, quer online, quer em muitos países europeus), por outro, todos os componentes mecânicos comuns com o carocha estão ao alcance de um qualquer sucateiro.
É apenas de lamentar o facto de o Karmann-Ghia ser um alvo muito apetecível dos fãs do tuning, que impiedosamente desvirtuam as qualidades estéticas deste modelo que, dada a progressiva escassez de exemplares intactos, aumenta a sua cotação no mercado de clássicos a um ritmo galopante.

The VW Karmann-Ghia is not a sports car. The fluid lines and aerodynamic design, together with the fact that it is a 2+2 coupe, hide the plain mechanics of the air-cooled engines of the... beetle! This VW model was born from a concept car designed in 1952 by the American Virgil Exner and built by Carrozzeria Ghia for Chrysler, which would be adapted by Karmann for VW.
The Karmann-Ghia coupe (known as Type 14) was produced without major aesthetic changes from 1955 to 1974 (340 000 units assembled in Germany), and in 1957 the selling of the Type 14 convertible kicked off (81 000 German units). From 1961 to 1969 VW tried to "modernise" the Karmann-Ghia concept, introducing – in parallel with the Type 14 – the Type 34, a model with more squared and angled lines which wasn’t very successful (less than 43 000 units were produced). In Brazil, besides a significant production of Type 14 coupes and convertibles, the fastback version Type TC (touring coupe) also came out in 1970 (and until 1975), with lines based in the design of the Porsche 911. A little more than 18 000 unit of this model were produced.
The two main appeals that make this classic an immensely popular model are precisely the meeting of a unique head-turning design with an easy – and affordable - mechanical maintenance, thanks to the similarities to the utilitarian cousin VW beetle. If, on the one hand, it isn’t very easy to find in the Portuguese market some Karmann-Ghia exclusive parts (although there are many clubs and specialized dealers, both online and in several European countries), on the other hand, all the mechanical components shared with the beetle are at the reach of any junkyard.
The only regret is the fact that the Karmann-Ghia is a very desirable target for tuning fans that mercilessly blemish the visual qualities of this model which, due to the growing shortage of intact specimens, is increasing its value in the classics market at a hasty rate.

photo credits: http://www.karmann-ghia.org/, http://www2.lut.fi/~hosia/ghia.html and http://www.vw-karmann-ghia.de/badura/

4 comments:

Paulo said...

Ok...blogger altamente!!!!!
Parabens
Paulo

POTS said...

Obrigado, Paulo. É bom ter incentivos quando se está a começar... Volta sempre!

Carla Ferreira de Castro said...

Quando for rica, mando embrulhar um, tá?

Grande Diospiro said...

Honra retribuida, já linkas na Coentron. E a Cuga também.